quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ubisoft lança gratuitamente três jogos antigos

A Ubisoft disponibilizou para download gratuito três títulos clássicos em um formato patrocinado, ou seja, carregados de publicidade.

O jogo de tiro Far Cry, o adventure "Prince of Persia: Sands of Time" e a coletânea de joguinhos Rayman Raving Rabbids podem ser baixados gratuitamente, embora apenas por usuários americanos registrados no serviço Ubi.com.

Segundo o site GamesIndustry.biz, o lançamento segue a publicação de uma pesquisa recente que indica que parte dos jogadores aceitaria anúncios em jogos comerciais, desde que fossem condizentes com a ambientação e enredo do jogo. Neste caso, entretanto, pelo fato de serem títulos importantes para a companhia e de terem sido disponibilizados gratuitamente, as impressões dos jogadores deve ser mais tolerante.

Para o site Beyond3D, os anúncios são intrusivos, aparecendo em menus e pop-ups durante telas de "save", usadas pelos jogadores para gravar seu progresso no jogo.

Os anúncios seriam ainda piores no game Rayman, aparecendo a cerca de cada cinco minutos, conforme informações divulgadas pelos primeiros usuários a baixarem os títulos gratuitos. O Beyond3D ainda afirma que o jogo Ghost Recon foi disponibilizado no mesmo formato.

Não se sabe se esta tendência é apenas um teste de transformar jogos antigos em rentáveis novamente, mas certamente ela ganhará adeptos, independentemente do formato de publicidade escolhido. A restrição ao mercado americano parece óbvia: os anúncios atualmente pagos são direcionados ao público americano. Resta saber se a companhia tem intenção de expandir o oferecimento a outros países, o que poderia talvez incluir o Brasil.

Nenhum comentário: