segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Código primeiro game de aventura

Um profissional de informática nos Estados Unidos encontrou, nos backups de sua área no computador da faculdade, o código fonte do primeiro jogo do tipo exploration adventure da história. Os backups tinham aproximadamente trinta anos. O jogo, Colossal Cave Adventure, foi escrito na linguagem FORTRAN e é completamente em modo texto.

Segundo o site do Digital Humanities Quarterly, o código fonte original do jogo era dado como perdido. Desde os anos 70 até hoje, muitos jogos de aventura foram lançados como sendo baseados no Adventure original, como por exemplo o primeiro a usar telas gráficas, o Mistery House, da Sierra Online.

O jogo original, escrito por Will Crowther, rodava em um computador então considerado de médio porte. Tratava-se de um PDP-10 da empresa onde trabalhava e era, basicamente, uma exploração em modo texto de uma caverna que realmente existe no Kentucky. A reprodução da caverna é tão precisa que espeleólogos experientes puderam, depois de jogar o game, encontrar facilmente a saída da caverna real mesmo nunca tendo estado lá. O código fonte de Crowther foi encontrado recentemente nos arquivos universitários de Don Woods, outro hacker famoso nos Estados Unidos, que nos anos 70 ajudou a expandir o jogo.

Crowther, curiosamente, é mais conhecido por ter criado o jogo Adventure do que por seus outros feitos. Como era espeleólogo, durante anos contribuiu para mapear a caverna que serviu de base para o jogo. Antes disso ainda, foi membro da equipe de programadores da Bolt, Beranek and Newman (BBN), uma das empresas contratadas pelo governo americano para criar a ARPANET, rede militar de computadores que viria a se tornar o que se conhece hoje como Internet.

Will Crowther, ao criar o Colossal Cave Adventure, baseou seu labirinto no complexo sistema de cavernas Flint Mammoth Cave System, no Kentucky e, mais especificamente, em um subconjunto desse emaranhado de túneis chamado de Colossal Cave, Bedquilt Section. Já a ação é calcada em um RPG (role playing game) muito popular nos Estados Unidos, o Dungeons and Dragons.

Uma versão para MS-DOS do jogo (que funciona no Windows) pode ser baixada de tinyurl.com/37ejjo. Quem usa Linux provavelmente já tem o jogo instalado; o comando para chamar o game é "adventure" (sem as aspas). Se o jogo não estiver disponível, basta instalar o pacote "BSD Games", disponível nos CDs de instalação. Todas elas são a versão modificada por Don Woods e posteriores. O código fonte original de Crawther, que só funciona no antigo PDP-10, pode ser baixado de jerz.setonhill.edu/if/crowther.

3 comentários:

Ryan de almeida avelino almeida avelino disse...

ai não tem nenhuma dica bosta



















































































Anônimo disse...

When somеone writes an ρost he/ѕhe keeps the idea οf а useг in his/hеr bгain that how а uѕer can bе awaгe of it.

Thus that's why this paragraph is great. Thanks!

Here is my web page; www.ukinsurancewise.co.uk

Anônimo disse...

Dο you havе a ѕpam prоblem on thіs blog; I аlso аm a blοggeг, and Ι was wondeгing yοur situation; we hаѵe сreated ѕοme niсe prаctiсеѕ and we аre lοοkіng
tο swap mеthoԁs ωith otheгs, ρleasе shoot
me аn еmaіl if intereѕteԁ.



Feel freе tο visit my homepage: 1 Day Car Insurance