XNA, por ser uma plataforma de desenvolvimento, é formada por alguns componentes descritos à seguir:
- XNA Game Studio: IDE de desenvolvimento, baseado no Visual C# Studio. Assim, até o momento, só é possível desenvolver jogos usando a linguagem orientada à objetos C#. Existem duas versões:
- XNA Game Studio Express: versão gratuita e baseada no Visual C# 2005 Express. Ele foi desenvolvido para ser usado por estudantes, desenvolvedores hobbistas e pequenos grupos de desenvolvimento (indie developers), com o intuito de permitir que os usuários desenvolvessem seus próprios videogames.
- XNA Game Studio Professional: sem preço definido e data para lançamento ainda.
- XNA Framework: conjunto de classes necessárias para se desenvolver um game XNA. Está por sobre o .NET Framework (games para PCs) ou do .NET Compact Framework for Xbox 360 (games para Xbox 360).
- XNA Content Pipeline: componente de gerência de conteúdo e artefatos do projeto, tais como imagens (JPG, PNG, BMP, etc), modelos 3D (X, FBX, etc), sonoros (WAV, etc) e dados (XML, etc). Ele transforma os arquivos automaticamente no momento do build em um formato que será entendido pela aplicação em tempo de execução. O Content Pipeline é extensível e permite que o desenvolvedor escreva um conversor para um formato especial ou desconhecido com flexibilidade.
- XACT (Audio Authoring Tool): ferramenta para audio designers organizarem seus arquivos de aúdio e efeitos sonoros.
Tutorial em Portugues de como fazer games usando xna: http://fergonez.net/files/guia_xna.pdf
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